cheiro do couro

Como eliminar o mau cheiro do couro cabeludo?

Evite essa situação mudando seus hábitos

O mau cheiro do couro cabeludo pode ter diversas causas, mas sempre será um incômodo. Inclusive, algumas pessoas podem recorrer ao isolamento por não saberem lidar com a situação. Por isso, é necessário que você identifique o que provoca esse odor antes de iniciar qualquer tratamento.

Quais são as principais causas?

Infelizmente, homens e mulheres podem ser afetados por esse problema. A princípio, ele é associado à falta de higiene. No entanto, existem diversos fatores que podem causar odores no couro cabeludo, como:

  • cabelos oleosos;
  • sudoração excessiva;
  • a exposição a certos produtos químicos;
  • a exposição intensa à contaminação ambiental;
  • desequilíbrios hormonais;
  • por fim, infecções bacterianas ou fúngicas.

Como lidar com o mau cheiro do couro cabeludo?

A seguir, conheça cinco receitas caseiras que podem solucionar esse problema. Contudo, lembre-se de que, mesmo com essas opções, é recomendável que você vá até um dermatologista para que ele administre o tratamento mais indicado para o seu caso.

Bicarbonato de sódio

Seu principal benefício é neutralizar os odores e reduzir o excesso de gordura do couro cabeludo. Para conseguir utiliza-lo, siga os seguintes passos:

  • misture uma parte de bicarbonato de sódio em três partes de água;
  • enxágue o cabelo com água e aplique esta pasta sobre ele;
  • deixe agir cinco minutos e, em seguida, lave-o bem.

Para conseguir um resultado satisfatório, repita esse processo semanalmente.

Suco de limão

Com suco de limão, o seu cabelo não só adquire um aroma fresco e limpo, mas também fica livre da caspa e seborreia. Para administrá-lo:

  • dilua o suco espremido de dois limões em um copo d’água;
  • lave o cabelo e aplique o suco de limão sobre o mesmo, deixando-o agir por 5 minutos.

É recomendado que você repita esta operação três vezes por semana.

Vinagre de maçã

Caso o seu couro cabeludo sofra com o excesso de produtos químicos, essa é uma ótima opção. Além disso, o vinagre de maçã também restaura seu pH normal, devolvendo brilho aos fios. Para utilizá-lo:

  • acrescente meia xícara de vinagre de sidra de maçã a duas xícaras de água destilada;
  • encorpore à mistura três gotas de óleo essencial de lavanda, rosa ou outro do seu gosto;
  • depois, borrife a solução sobre o seu cabelo e deixe agir durante 10 minutos. Por fim, enxágue com água fria.

Azeite de oliva

Esse produto é capaz de diminuir a coceira e o mau cheiro. Para atingir esses objetivos, aplique azeite de oliva em todo o seu couro cabeludo e massageie suavemente antes de lavar o cabelo.

Aloe vera

Esta planta pode ser utilizada no tratamento da queda de cabelo, da caspa e do mau cheiro do couro cabeludo. Para isso, uma vez por semana:

  • aplique o gel de aloe fresco sobre seu cabelo depois de tê-lo lavado bem com shampoo;
  • deixe agir durante 15 minutos e enxágue.

Uma dica é adicionar uma colher de suco de limão e meia colher de gel de aloe vera ao seu shampoo para utilizar na lavagem.

Como evitar esse problema?

Bactérias

Prefira um shampoo neutro que contenha zinco ou alcatrão para absorver a gordura produzida pelo couro cabeludo. Dessa forma, você não contribui com a proliferação de bactérias.

Lavagens

A frequência de lavagens é muito importante para que as células mortas que são armazenadas no couro cabeludo não gerem, junto com a gordura, o mau cheiro. Por isso, lave suas madeixas em dias intercalados para garantir a produção de proteína necessária para mantê-lo saudável.

Fungos

Utilize um shampoo que contenha sulfúreo para evitar a proliferação de fungos, como o do fermento – o qual se alimenta da produção de gordura das glândulas sebáceas.

Doenças de pele

Doenças como a psoríase e a dermatite seborreica podem causar o mau cheiro do couro cabeludo. Para evitar essa situação, recorra a um shampoo medicinal e visite o dermatologista para o tratamento específico da patologia.

Evite a umidade

Nunca deite com o cabelo molhado ou coloque um chapéu com o cabelo úmido, pois existem bactérias que encontram vida assim que entram em contato com a umidade.

Então, gostou desse artigo? Deixe-nos um comentário.

 

9 thoughts to “Como eliminar o mau cheiro do couro cabeludo?”

  1. Eu lavo o cabelo 2 a tres vezes por banho , mas quando eu penteio de arrumo, ele fica com um cheiro como se fosse azedo, tipo aquele cheiro que fica depois que vc prende o cabelo molhado, pronto,fica esse cheiro na parte de baixo do cabelo . Eu sofro muito pois gasto muito shampoo e condicionador e não adianta. Vou tentar fazer uma dessas receitas e ver se da realmente certo!

    1. Boa tarde Carolina, tudo certo? Você pode testar as nossas dicas, pois elas irão te ajudar a eliminar o mau cheiro. Porém caso o problema persista, procure orientação médica.💙

    1. Boa tarde Aline, tudo bem? Realmente é um problema que pode afetar várias pessoas, ficamos felizes em saber que podemos te ajudar um pouquinho. Teste as dicas e depois nos conte o que achou. Grande abraço! 🙂

  2. sofro com isso a 10 anos e é tão forte o cheiro que em todo lugar que vou, logo sou notada, o cheiro se espalha em pouco tempo no ambiente, é muito constrangedor, já tentei de tudo e ate hoje não encontrei algo que pudesse pelo menos manter o problema sob controle.

    1. Boa tarde Alessandra, tudo bem? Se preferir você pode testar as nossas dicas e ver o que funciona para você, porém se o problema persistir o ideal é procurar uma orientação médica.💕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *