minimalista

Estilo minimalista: descubra a arte de viver com o essencial

Mais do que nunca, o estilo minimalista tem ganhado ascensão nos últimos anos e conquistado pessoas que são adeptas à ideia de que “menos é mais”. Esse movimento propõe um vida baseada no essencial e sem exageros de consumo. Afinal, em um mundo que cada vez produz e consome em maior escala, é importante repensar a relação das pessoas com os bens materiais e ressignificar a maneira como se vive.

Descubra no que consiste o minimalismo, como ele pode transformar seus hábitos e em que aspectos ele influencia, lendo este post!

Como o minimalismo surgiu

Essencialista

O estilo minimalista se manifestou pela primeira vez no século XX, a partir de um conjunto de movimentos artísticos e culturais que utilizavam o mínimo de recursos e elementos em suas obras, especialmente na música, no design, na arquitetura e nas artes visuais.

Em diferentes momentos do século passado, produções construtivistas, modernistas e da vanguarda russa marcaram a conceitualização do minimalismo. Depois, novas influências foram aparecendo, sempre unindo simplicidade à sofisticação, até os dias atuais em que o movimento se popularizou como lifestyle.

As vantagens do minimalismo

Por que minimalismo?

Levar uma vida minimalista pode trazer várias vantagens, tanto individuais quanto coletivas. A começar pela proposta de transformação como as pessoas lidam com seus desejos de consumo, prioridades e experiências, já dá para imaginar os impactos positivos desse estilo. Os principais benefícios são:

  • a organização fica mais fácil;
  • você se estressa menos na rotina;
  • redução de efeitos negativos no meio ambiente;
  • maior economia e bem-estar financeiro;
  • menos tempo gasto com limpezas;
  • melhor aproveitamento das vivências.

Mas você sabe como funciona o minimalismo na prática? Confira a seguir como ele se aplica no dia a dia.

O minimalismo na prática

Minimalismo Financeiro

Além de ser uma filosofia de vida que busca valorizar mais o “ser” do que o “ter”, o minimalismo pode ser observado em decisões pontuais no cotidiano. Reduzir o número de peças no guarda-roupa, fazer escolhas conscientes e aderir a produtos que cumprem multifunções, por exemplo, são atitudes práticas que refletem em um dia a dia mais proveitoso.

Para iniciar as mudanças de hábito e aplicar esse lifestyle, comece seguindo 5 passos fundamentais:

  1. organize seus pertences e analise quais itens são dispensáveis;
  2. na hora de fazer alguma compra, leve em conta a necessidade do produto;
  3. filtre e diminua a quantidade de informações no seu dia;
  4. faça o descarte adequado dos excessos, prestando atenção à reciclagem;
  5. pratique atividades que ajudem você a equilibrar o corpo e a mente.

Personalidades minimalistas

No momento de trazer o estilo minimalista para sua vida, nada melhor do que ter em quem se inspirar, não é mesmo? Algumas personalidades marcantes, como Joana Moura, Joshua Millburn, Shailene Woodley e Ryan Nicodemus acabam mostrando que é possível levar uma vida simples e servem de espelho para seus seguidores que pretendem ingressar nesse novo jeito de viver.

Gostou deste post e quer saber mais sobre o estilo minimalista? Então deixe seu comentário. Na próxima semana publicaremos dicas de como montar um armário cápsula, fique de olho!

2 thoughts to “Estilo minimalista: descubra a arte de viver com o essencial”

  1. como e dificil desapegar das coisas,principalmente,das que foram herdadas dos meus pais….estou na Australia e sempre ha sale as pessoas da regiao sao estilo anos 80…e realmente nao se apegam como nos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.