o que causa olheiras

O que causa olheiras e como tratá-las? Descubra aqui!

Sabe aquela pigmentação mais forte embaixo dos olhos? Elas são olheiras, as temidas manchas que podem variar entre os tons marrom e arroxeado, bastante comuns entre as queixas no dermatologista. Para disfarçá-las o corretivo funciona muito bem, mas ele não é a única alternativa e nem um método de tratamento que as faz desaparecer.

Antes mesmo de solucionar esse problema estético, é necessário entender sua origem. Pensando em esclarecer suas dúvidas sobre o que causa olheiras e como tratá-las, preparamos este post. Confira as informações a seguir!

3 possíveis causas das olheiras

As manchas embaixo do olhos podem surgir por diferentes fatores. Os principais são:

  1. Hereditário: nesse caso, a pessoa “herda” as características olheiras da família. Ocorre o acúmulo de vasos sanguíneos nas pálpebras, deixado a pele com tom avermelhado-escuro. A tendência é piorar durante o período menstrual e em momentos de cansaço.
  2. Acúmulo de gordura: com o tempo, as bolsas de gordura que protegem o globo ocular e ficam abaixo deles tendem a ceder e escurecer. Esse processo costuma acontecer após os 37 anos.
  3. Pigmentação em excesso: em geral, as manchas escuras ao redor dos olhos são bastante recorrentes entre descendentes de árabes e indianos.

Como tratar olheiras

Depois de identificar o que causa as olheiras, é hora de tratá-la. Para isso, existem vários métodos que atendem aos variados casos. Considerando que a alternativa mais segura é sempre consultar seu dermatologista, você optar por tratamentos como:

Concentrado de camomila

Ferva 2 xícaras de água e deposite-a sobre 3 colheres de camomila. Tampe essa mistura por 10 minutos e, então, espere esfriar. Coe e leve o chá à geladeira. Quando estiver gelado, aplique com gaze sob os olhos. O ideal é aplicar essa compressa deitada, com a cabeça elevada. Esse truque ajudará a diminuir o inchaço e a melhorar a circulação sanguínea na área dos olhos.

Soro fisiológico nos olhos

Assim como o chá de camomila, o soro fisiológico ou água boricada deve ser aplicada abaixo do globo ocular com o auxílio de um algodão. Faça a compressa por cerca de 15 minutos para aliviar as olheiras profundas.

Máscara facial caseira

A receita dessa máscara é simples e nutritiva para a pele. Basta misturar uma xícara de chá de leite com uma colher de sopa de amido de milho e um colher de sopa de mel. Feito isso, leve o preparo ao fogo para engrossar e coloque em um prato raso para esfriar. Depois de morna, passe uma camada grossa nas olheiras e aguarde por 15 minutos. Lave e hidrate com seu creme ou óleo favorito.

Alimentação balanceada

Outro jeito de tratar o que causa as olheiras é alimentando-se equilibradamente. Uma dieta balanceada e saudável ajuda a combater alergias e estresses causados no corpo durante o dia a dia. Capriche no consumo de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, e evite os altamente calóricos.

Agora que você já sabe quais as principais origens das olheiras e as possibilidades de tratamento, que tal dividir essas informações como seus amigos? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude-os a resolver esse problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.