cuidados faciais diários

A importância de cuidados faciais diários para pessoas com depressão

Que os cuidados faciais diários fazem bem para a pele, você certamente já deve saber, não é mesmo? Mas o que você provavelmente não imaginou é que eles vão muito além da aparência e trazem benefícios também para a saúde mental.

Dedicar um momento do dia para cuidar de si pode contribuir para a aceitação da autoimagem, controle de crises de ansiedade, tratamento da depressão e, consequentemente, elevação da autoestima.

Para entender como os cuidados faciais diários estão associados ao bem-estar do corpo e da mente, leia este post que preparamos:

A rotina de cuidados em casos de depressão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os casos de depressão aumentaram 18% nos últimos 10 anos e a previsão é de que essa seja a doença mais incapacitante do mundo em 2030.

Ainda segundo dados da OMS, o Brasil é o país da América Latina líder nos diagnósticos: cerca de 6% da população sofre de depressão. As causas variam em cada caso, mas geralmente estão relacionadas a fatores como a alteração de neurotransmissores, doenças crônicas, traumas, estresse, uso abusivo de álcool e outras drogas, efeitos colaterais de medicamentos e influência genética.

Além disso, as mulheres são mais afetadas que os homens: elas têm o dobro de risco de desenvolver a doença devido a alterações hormonais e eventos traumáticos, como o parto. No Brasil, por exemplo, 5,1% da população feminina apresenta quadro de depressão.

No geral, os principais sintomas de depressão envolvem:

  • desânimo e cansaço fácil;
  • dificuldade em sentir alegria;
  • perda ou ganho de peso;
  • falta de motivação e apatia;
  • insônia;
  • baixa autoestima;
  • disfunções sexuais.

Principalmente em um cenário onde o mundo virtual já faz parte da vida real de muita gente, e também onde os padrões de beleza são propagados em maior escala, levando à ansiedade e insatisfação, é comum o surgimento de transtornos psicológicos.

Esses problemas devem ser tratados com a orientação de um profissional da saúde, seja por meio de medicação ou não. Entretanto, alguns hábitos diários podem ajudar a trazer bem-estar para o paciente, como uma rotina de cuidados faciais, por exemplo.

Em uma entrevista ao portal NYLON, a dermatologista e psiquiatra Dra. Amy Wechsler afirmou que que a saúde física e mental estão intrinsecamente ligadas. “Depressão, falta de sono e um declínio na higiene geralmente andam de mãos dadas”, diz ela. “Pessoas deprimidas muitas vezes acham difícil cuidar de seus cabelos, pele e roupas, em um momento em que uma rotina é tão importante”.

Wechsler, no entanto, lembra que para algumas pessoas que sofrem de depressão, o exercício de praticar uma abordagem totalmente oposta a esses fatores, ou seja, de investir tempo no “autocuidado”, é capaz de ajudá-las a lidar com a doença.

Isso significa que, apesar dos sintomas e da necessidade de um tratamento clínico dos quadros de transtorno psicológico, a rotina de cuidados faciais diários pode ajudar os pacientes a fazerem a pazes com eles mesmos e estabelecerem uma relação de autocuidado. Essa conversa sobre skincare não para por aqui! Leia também nosso post sobre como preparar água termal em casa seguindo receitinhas fáceis e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *