saúde mental

Qual a relação entre saúde mental e a internet?

São muitas as pesquisas que apontam uma ligação entre o uso exagerado da internet e problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Dessa forma, não é nenhuma novidade a relação de causa e consequência entre a utilização abusiva e complicações psicológicas.

No entanto, embora isso seja de conhecimento público, não é simples controlar a quantidade de horas online. Afinal, usamos o universo virtual para comprar cosméticos, fazer amizades, acompanhar as influencers de beleza e até para procurar trabalho.

Porém, a falta de controle é muito perigosa, principalmente para mulheres jovens. Uma pesquisa da University College London (UCL) afirma que as meninas, na adolescência, têm duas vezes mais chances de desenvolver depressão do que os garotos.

Nesse cenário, nunca é demais prestar atenção na forma como lidamos com esse ambiente. Quer saber mais? Então confira este post e preserve a sua saúde mental!

Descubra por que a internet pode causar depressão

Esse mesmo levantamento da universidade britânica apontou que 38% dos usuários que passam mais de cinco horas diárias conectados são pessoas que sofrem de depressão grave.

Ainda nessa apuração, o relatório mostra que 40% das garotas e 25% dos meninos já foram alvo de assédio e cyberbullying.

Além disso, a análise chegou à conclusão de que a overdose de internet está relacionada à baixa autoestima. Nessas circunstâncias, o indivíduo fica mais vulnerável a condutas destrutivas, como pensamentos sobre suicídio.

Nesse quadro, é importante não atingir a saúde mental dos outros. Afinal, é preciso aplicar a sororidade e a generosidade.

Veja a ligação entre excesso de tempo nas redes e a ansiedade

Ficar várias horas por dia na internet ajuda a desencadear outros problemas de saúde mental. Esse é o caso da ansiedade. Dessa maneira, fique atenta se o tempo que você permanece online é maior ou equivalente às suas atividades obrigatórias.

Por exemplo: a pessoa trabalha seis horas por dia e fica sete horas diariamente na internet. Nessa situação, deve-se acender um sinal de alerta.

Isso porque muitos usuários ficam com uma ansiedade aguda à espera de curtidas e comentários.

Saiba como a dependência online provoca alterações de humor e prejudica a saúde mental

Outro problema de saúde mental que pode aparecer quando se usa a internet sem controle são as mudanças de humor. Dessa maneira, pessoas muito dependentes de redes sociais e aplicativos simplesmente não conseguem ficar off-line sem sentirem frustração, irritabilidade e medo.

Se você chega em uma área sem conexão e logo bate o desespero, tome cuidado. Afinal, para ser saudável, é necessário conseguir se sentir bem mesmo fora do mundo virtual.

Confira dicas para preservar a saúde mental e usar a internet de forma equilibrada

Quantas vezes você já entrou no Facebook somente hoje? E no Instagram? Como já dissemos, manter-se online de forma moderada é muito importante para manter a sua saúde mental.

Desse modo, você vai ser mais feliz e até elevar a autoestima. Quer ver como? Então confira nossas dicas!

SUGESTÃO DE IMAGEM: FOTO: Captura de Tela 2019-07-25 às 17.29.03.png

Defina um teto por dia

A utilização exorbitante também traz danos à saúde mental porque o usuário perde o convívio com pessoas na realidade. Desse modo, quem sofre desse problema deixa de ver os amigos e os familiares, o que compromete a qualidade de suas relações.

Mais uma consequência nociva é a perda de sono. Por essa razão, isso vai causando cada vez mais estresse, desatenção e dificuldades para comer.

Além disso, há risco de sofrer com olheiras e dores de cabeça. Assim, procure impor um limite diário para o tempo online.

Tome cuidado com seu comportamento

Não é segredo para ninguém que as redes sociais vêm se transformando em espaço para muita briga, não é mesmo? Nesse sentido, tenha cautela com as suas publicações e interações. Isso porque desentendimentos em demasia são capazes de afetar a saúde mental.

Desse modo, tenha sempre um controle sobre o que você vai compartilhar ou publicar. Afinal, ações provocam reações, e isso pode custar a sua paz! Mais uma dica: jamais escreva algo com a cabeça quente! Mesmo que você delete, alguém sempre pode printar seu conteúdo.

Diminua seu tempo online aos poucos

Um conselho para conservar a saúde mental é se desligar um pouco da internet: comece devagar! Primeiramente, escolha uma refeição para ficar sem seu smartphone.

Em seguida, faça atividades mais prolongadas sem seu celular. Nesse caso, pode ser uma corrida ou a ida ao cinema. Além disso, obrigue-se a ter compromissos sociais verdadeirospelo menos aos finais de semana.

Como você já deve ter notado, a internet pode causar prejuízos à sua saúde mental. Isso se você perder o equilíbrio. Para fazer uma utilização mais benéfica, siga nossos conselhos sobre tempo e atitude nesses espaços. Assim, você terá menos chances de problemas!

Conhece alguém que anda exagerando nas horas online? Então compartilhe este conteúdo e ajude seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *