Imagens de três mulheres com penteados semi presos com lenços de estampas lindas

Lenços de cabelo: veja diferentes formas de usar e criar looks estilosos

Se os lenços de cabelo falassem, teriam muitas histórias para contar. Afinal, no Ocidente, eles já faziam a cabeça da mulherada nos anos 40 e 50. Além disso, eles são “filhos” dos lenços propriamente ditos. Na Roma antiga (que vai do ano 753 antes de Cristo até o ano 476 depois de Cristo), o lenço tradicional já era utilizado, mas não para enfeitar a cabeça.

Naqueles tempos, o paninho que hoje usamos para ficar mais bonitas servia para higienização. Isso explica o nome da peça entre os romanos: sudário, que em latim significa “pano de limpar o suor”. No entanto, nos anos 50, esses acessórios ficaram conhecidos em todo o mundo como os lenços de cabelo que hoje conhecemos.

Desse modo, a aplicação estética desses apetrechos tem início com as famosas Pin-Ups, as musas que eram as hit girls daquela época. Vale lembrar que o turbante, no século 6 depois de Cristo, também enfeitava muitas cabeleiras, embora seja feito de um tecido diferente do lenço.

Atualmente, os lenços de cabelo são famosos por sua versatilidade, já que caem bem em visuais despojados, modernos, românticos, rebeldes etc. Ou seja, com exceção do baile de formatura, você pode abusar desse apetrecho em praticamente qualquer ocasião. Isso inclui festas de aniversário, happy hour com os amigos, reuniões de trabalho, entre outros eventos.

Além disso, o sucesso da peça foi reforçado por marcas renomadas como a Hermès e a Chanel, que já utilizaram esse trunfo em seus desfiles. Mais um bom motivo para aderir a esses enfeites: eles são encontrados em diversos tecidos. Assim, você tem opções de lenços de cabelo de seda, de cetim, de poliéster, de algodão, entre diversos outros materiais.

Por essa razão, esse é um objeto multifacetado, para se utilizar de diferentes maneiras, dando origem a inúmeros penteados e modelos de looks. Quer saber mais sobre como usar os lenços de cabelo? Então confira nosso post!

Sport Chic

Uma ideia interessante é montar um look sport chic com seus lenços de cabelo. Assim, você pode amarrar a peça em um rabo de cavalo e combiná-la com uma calça social. Desse modo, você ganha uma composição cheia de estilo, mas que não perde em sofisticação.

Mais uma proposta para trabalhar, por exemplo, é amarrar o lenço com um rabo de cavalo baixo e uma camisa de linho. Assim, você conquista um visual de personalidade que vai levantar sua autoestima.

Confira nossas propostas a seguir:

Bandanas

As velhas e boas bandanas refletem a identidade das mulheres de vanguarda, e os lenços de cabelo podem ser transformados nesse formato. Essa maneira de colocar o acessório passa um ar de autoconfiança, rebeldia e despojamento. Além do mais, é um truque ótimo para aqueles dias em que você está precisando muito de uma hidratação profunda nas madeixas, mas não tem tempo.

Dá para usar lenços de cabelo como faixas, com os fios mais soltinhos, ou então presos. Na praia, por exemplo, esse visual fica fantástico e combina com o verão perfeitamente. Dê só uma olhada na produção a seguir!

Trançado

Outra forma muito legal de aproveitar os lenços de cabelo é misturar o acessório em uma trança. Primeiramente, penteie muito bem para desembaraçar. Em seguida, faça um rabo de cavalo com um elástico da cor dos seus fios. Cubra esse elástico com um lenço um pouco mais comprido, deixando que as pontas do tecido caiam junto com as mechas.

Depois, reparta as madeixas já amarradas em duas partes. Assim, você já pode começar a trançar, usando a parte que sobrar do lenço como o terceiro feixe de cabelo. Nas pontas, faça um laço para dar mais firmeza e ganhar um certo charme. Veja que interessante o look abaixo!

Romântico

Com os lenços de cabelo, também dá para compor um estilo mais romântico. Você pode deixar uma parte das madeixas soltas e prender a outra com um coque no alto da cabeça. Assim, você ganha ares de menininha. Além disso, é possível combinar a cor do lenço com a blusa, o que transmite um toque de suavidade.

Se preferir, dá para fazer um rabo de cavalo mais estilizado com essa peça. Se estiver com os cabelos ressecados, é uma excelente alternativa para ter um look bacana sem trabalho nem desespero. Confira a ideia desta foto!

Portanto, os lenços de cabelo são excelentes maneiras de dar um up no look sem muito esforço. Afinal, eles são muito versáteis, baratos e nunca saem de moda. Além disso, nada melhor do que esses acessórios para disfarçar quando as madeixas estão indomáveis, não é mesmo?

Quer saber mais truques que vão fazer a sua cabeça? Então leia também nosso post com 5 acessórios de cabelo para te salvar do bad hair day!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *