Mulher com batom vermelho

O poder de um batom vermelho

O batom vermelho tem o poder de transformar a make. Com ele a mulher pode sair do lugar comum e transmitir mais sensualidade, personalidade, ousadia e/ou feminilidade. Tudo vai depender do tom escolhido e do restante da maquiagem. 

Apesar do receio de muitas mulheres em utilizar o batom vermelho essa é uma cor indicada para todos os tons de pele. O segredo é optar pela nuance adequada. Quer saber mais como apostar nessa cor e transformar a sua make? Confira:

O batom vermelho na história

O uso da maquiagem vem desde a pré-história e naquela época servia para diferenciar uma tribo da outra. Além disso, era parte da identidade dos povos. O batom vermelho – que obviamente é muito diferente do que conhecemos hoje – era utilizado por homens e mulheres.

Por meio de elementos da natureza como escamas de peixe, insetos e plantas esmagadas esses povos obtinham o pigmento avermelhado. Com o passar dos séculos, em diversos momentos, o uso da maquiagem foi proibido e o batom vermelho muitas vezes visto como uma transgressão, uma vulgaridade.

Na história recente, foi na década de 50 que ele passou a ser considerado parte de uma maquiagem  sensual. Todas as divas da época como Marilyn Monroe usavam a cor nos lábios. De lá para cá o uso do vermelho ganhou outras conotações e começou a figurar em makes festivas e do dia a dia.

Como usar essa cor nos lábios

Embora o estigma da sensualidade persiga o batom vermelho, ele pode ser utilizado em makes bem femininas, em que não há nada de ousadia. Para tanto, a recomendação é ficar com um tom mais suave, puxado para o coral ou cereja. Outra dica é não exagerar na quantidade de produto e apostar no gloss, por conta de sua transparência.

Os tons fechados de vermelho deixam a make mais sofisticada, enquanto os abertos garantem muita ousadia e aí sim, sensualidade. Como ele é bastante pigmentado e por isso mais complicado de aplicar, a dica é sempre usar um lápis no mesmo tom.

Com o lápis de boca você contorna os lábios, começando sempre do centro para os cantos. Dessa forma é possível delimitar o preenchimento e até mesmo contribuir para a durabilidade do batom vermelho.

Outra dica para ele permanecer nos lábios por mais tempo é passar a base antes de aplicá-lo. Além de aumentar a aderência também pode deixar a cor ainda mais vibrante. 

Quando o batom vermelho é adequado?

Tudo pode na maquiagem. O segredo é ter bom senso, respeitando as características do rosto e do tom de pele para que ela seja aliada e não uma inimiga. Dessa forma, é válido experimentar diferentes tons de batom vermelho para encontrar o mais adequado para o seu caso.

Outro ponto a se considerar é que o vermelho combinado com outras cores vibrantes (azul, verde, roxo, amarelo) deixará a produção carregada. Se a ideia for pular o Carnaval ou comparecer a uma festa temática, está tudo certo. Do contrário, chamará muito a atenção, o que não combina com o local de trabalho, por exemplo. Portanto, o ambiente pelo qual a pessoa vai transitar acaba sendo mais importante do que as combinações. 

Que tal pegar agora o seu batom vermelho? Como mostramos essa é uma cor usada há séculos e que até hoje se mostra muito versátil. O segredo é saber qual o tom mais adequado para a sua pele e se ele combina com o ambiente pelo qual você transitará. Se não tem nenhum batom dessa cor, agora é a hora de fazer essa compra!

Depois de se inteirar sobre o uso do batom vermelho saiba como montar a nécessaire perfeita para viajar. E não esquece o seu batom!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *