cabelo hidratado no verão

Praia e Piscina: Dicas para manter o cabelo hidratado no verão

Redobre os cuidados com suas madeixas nesta estação do ano

Sol, praia e piscina são as coisas que amamos no verão. Entretanto, essa é a época mais difícil de manter o cabelo hidratado pois, a maior incidência dos raios ultravioletas, aliada à baixa umidade do ar e à ação do vento, do sal e da areia nos fios, costuma deixar os fios ressecados, opacos, quebradiços e embaraçados. Por isso, aprenda como manter a sua saúde capilar para brilhar nesta estação do ano.

  • Hidratação pré-verão

Os cuidados começam antes da chegada do verão para blindar os fios contra qualquer tipo de agressão, mas não dispensa os cuidados com o cabelo durante os dias de praia e piscina. Depois da passagem da estação, mantenha o cabelo hidratado e use um shampoo antirresíduos para retirar os resquícios de sal e cloro.

Como manter o cabelo hidratado?

  • Protetor térmico

Ele agirá na fibra capilar, evitando o superaquecimento do fio e ressecamento. Alguns desses cosméticos ainda possuem agentes hidratantes e reconstrutores, que mantêm as madeixas mais maleáveis e condicionadas.

  • Reconstrução e os nutrientes

Os tratamentos mais profundos devem fazer parte da rotina de quem sofre com a perda de nutrientes. Ou seja, para manter o cabelo hidratado, serão necessárias reconstruções com queratina líquida ou máscara reconstrutoras para repor a queratina e massa capilar perdidas.

Leia um pouco mais sobre o assunto em “Cabelos com Química: Aprenda como mantê-lo saudável e hidratado

  • Proteção diária

Aplique sempre um produto sem enxágue e com proteção UV de sua preferência ou indicado por seu cabeleireiro de confiança, para formar uma película protetora nos fios. Eles neutralizarão os efeitos dos raios UV e combaterão danos como ressecamento, perda de brilho, porosidade e desbotamento.

  • Enxágue as madeixas com água doce

Após sair do mar ou da piscina, jogue água doce em todo comprimento. Isso controlará a penetração do cloro e do sal nos fios já que ambas substâncias abrem as cutículas e deixam as madeixas mais sensíveis e suscetíveis ao embaraçamento. Por isso, quanto menos contato com elas, menor será o dano capilar.

  • Controle o frizz

Procure por produtos que ajudam a controlar o frizz do seu cabelo, pois o sal e o cloro tendem a aumentá-lo.

  • Nada de pentear os fios molhados

Tente arrumar as madeixas com a ajuda dos dedos pois, cabelos úmidos são mais frágeis e quebram com facilidade. Uma opção é prender o cabelo em um coque alto para evitar o contato com a água e proteger o cabelo dos raios solares.

  • Mantenha o couro cabeludo sempre limpo

O suor, a umidade e o calor facilitam o surgimento de problemas como seborreia e caspa. Por isso, aumente a frequência de lavagens, mas nada de abusar das temperaturas. A água quente pode tornar os fios, já fragilizados pela ação do sol, ressecados e opacos. Então, opte sempre por uma ducha de morna para fria e, no enxágue final, adote um jato de água bem gelada para garantir um brilho extra.

  • Dispense o secador, a chapinha e o babyliss

No verão, deixe que o seu cabelo seque naturalmente para evitar o ressecamento. Só não esqueça de aplicar, enquanto ainda estiverem úmidos, um creme para pentear.  Ele formará  uma “capa” protetora, impedindo que o vento, o sol e a maresia danifiquem seu cabelo.

  • Penteados para o verão

Tente manter o cabelo amarrado em traças ou rabos de cavalo para suportar as altas temperaturas. Contudo, evite prendê-lo molhado pois, o suor, o calor e a umidade deixam os fios mais frágeis, sendo que qualquer pressão pode parti-los.

Então, gostou desse artigo? Deixe-nos um comentário.

 

 

 

 

One thought to “Praia e Piscina: Dicas para manter o cabelo hidratado no verão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *