Pele oleosa

Pele Oleosa: Aprenda a cuidar da forma correta

A vida para quem tem esse tipo de pele pode ser facilitada adotando novos hábitos

Você tem pele oleosa? Se ainda não sabe qual é o seu tipo de pele, siga um simples truque. Ao acordar de manhã, limpe o rosto com um lenço seco e limpo. Observe como ele ficou e encontre o resultado que mais aproxima-se do seu:

  • Pele normal: o lenço não ficará com óleo e você sentirá pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica.
  • Pele oleosa: o lenço apresentará manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente a oleosidade é encontrada em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa.
  • Pele mista: notará presença de oleosidade, mas apenas no centro do seu rosto.
  • Pele seca: o lenço não apresentará óleo e você sentirá sua pele com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura.

Se você tem a pele normal, mista ou seca, leia um pouco mais sobre elas em nosso artigo “Tipos de Pele: entenda qual é a sua”.

Se após esse teste você confirmar que está no clube das pessoas com pele oleosa, bem-vinda a bordo. Você aprenderá um pouquinho sobre como lidar e valorizar o seu rosto adotando hábitos e adquirindo produtos essenciais.

 

Por que a pele fica oleosa?

As pessoas tendem a acreditar que a pele oleosa está ligada apenas a questão genética, mas outros fatores podem influenciar diretamente na oleosidade do rosto. Algumas delas são:

  • Excesso de produção de sebo

Com a produção excessiva de sebo das glândulas sebáceas, a pele tende a ficar mais oleosa e sujeita ao aparecimento de cravos e espinhas.

  • Ambiente

As altas temperaturas, como sabemos bem no Brasil, contribuem para que a oleosidade da pele aumente através do suor.

  • Hábitos

Ouso excessivo de maquiagens e cosméticos, a prática de atividades físicas, alimentação e uso de alguns medicamentos também podem contribuir para o agravamento do quadro.

Quais são os principais cuidados?

Por mais que seja difícil de lidar com a pele oleosa, o brilho excessivo e a acne podem ser evitados se você tomar alguns cuidados. É bom lembrar que eles são direcionados não só para a questão estética, mas também para a saúde da sua pele.

• Escolha um filtro solar adequado

É preciso usar um filtro solar adequado para o seu tipo de pele, pois o produto deve aderir bem à sua pele, além de conter substâncias que ajudam a controlar a oleosidade. Portanto, quando for escolher o seu protetor solar, procure nas embalagens frases como: não comedogênico, livre de óleos (ou oil-free), toque seco ou efeito mate.

• Limpeza correta

O indicado é que a limpeza seja feita no máximo 3 vezes por dia e com sabonetes específicos para a pele oleosa. Eles têm componentes, como o ácido salicílico, que diminuem a contaminação da pele por fungos e bactérias e ajudam a regular a oleosidade da pele.

O uso de sabonetes comuns pode aumentar a oleosidade da pele, pois a fricção estimula as glândulas sebáceas.

• Nada de água quente

A água fria, ajuda a reduzir a oleosidade. Enquanto isso, a água quente estimula a produção de sebo na pele.

• Mantenha a franja limpa

Quem não ama uma franjinha? É importante que você a mantenha limpa e prenda-a de vez em quando para evitar que a oleosidade do cabelo seja passada para a pele

• De olho na maquiagem

A maquiagem naturalmente fecha os poros, assim a produção de sebo aumenta. Quando for se maquiar, prepare bem a pele com a água micelar, um tônico facial e hidratantes. Também não esqueça de procurar por maquiagens oil-free, ou seja, não-comedogênicas. Ideais para a pele oleosa porque não estimulam a acne.

• A alimentação também é importante

Caso você não saiba, o leite e seus derivados contribuem para a produção de óleo das glândulas sebáceas. Se você possui pele oleosa, é bom evitar esses alimentos.

Esperamos que você consiga cuidar melhor da sua pele daqui em diante. Afinal, a pele oleosa não precisa ser um problema se você adotar os cuidados certos. Gostou dessa matéria? Deixe-nos um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *