Tipos de pele

Tipos de Pele: Entenda qual é a sua

Diferentes tipos de pele pedem por tratamentos e produtos específicos.

Você sabe qual é o maior órgão do corpo humano? A pele. Graças a ela que temos o controle da temperatura corporal e a defesa de elementos externos. Isso faz com que ela sofra diariamente e precise de cuidados, mas como fazer isso? Primeiramente, é muito importante que você identifique qual é o seu tipo de pele. A partir daí você pode garantir sua saúde e uma aparência mais harmoniosa.

Pele Normal

A pele normal é caracterizada por uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. A palavra que representa essa pele é “equilíbrio”, pois, de todos os tipos de pele, este é o que menos tem problemas e imperfeições.

Pele Oleosa

A pele oleosa, como o nome sugere, produz uma maior quantidade de óleo, pois as glândulas sebáceas têm maior atividade intensa. As causas pra essa alta produção podem ser:

    • Genéticas;
    • Mudanças hormonais e desequilíbrios;
    • Medicamentos;
    • Estresse;
  • Cosméticos comedogênicos (produtos que causam a obstrução dos poros).

Os poros na pele oleosa são bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e aos resíduos que são acumulados. Essas variáveis fazem com que a pele oleosa tenha, também, maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Seca

Para quem tem a pele seca, fica um alerta pois, de todos os tipos de pele, é a que mais requer cuidados. Ela tem maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele. A causa da pele seca é a perda de água corporal em excesso, onde temos:

    • Fatores de hidratação naturais (FHNs) – especialmente uréia, aminoácidos e ácido láctico, que ajudam a fixar água.
  • Lipídios epidérmicos – tais como ceramidas, ácidos graxos e colesterol, que são necessários para uma função saudável da barreira cutânea.

Pele Mista

Pode ser considerado, provavelmente, um dos tipos de pele mais comuns. A pele mista é uma combinação de pele seca com pele oleosa. A zona T (nariz, queixo e testa) possuem poros mais dilatados, enquanto outras áreas podem ter características de peles secas ou normais.

Como identificar seu tipo de pele?

Depois de ler as características dos tipos de pele, você ainda pode ter dúvidas sobre qual delas é a sua. Por isso, você aprenderá um truque muito útil. Ao acordar de manhã, limpe o rosto com um lenço seco e limpo. Observe como ele ficou e encontre o resultado que mais aproxima-se do seu:

    • Se o seu lenço não ficou com óleo e sente a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica, você possui pele normal.
    • Se você encontrar manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele, você possui pele oleosa. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa.
    • Ainda no caso de presença de óleo, mas apenas no centro a sua pele, você possui pele mista.
  • Em último caso, se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura, você possui pele seca.

Ficou muito mais fácil assim, não é? Conte-nos qual o seu tipo de pele nos comentários e não deixe de ler nossa matéria sobre as bases ideais para cada tipo de pele.

[rock-convert-pdf id=”47″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *