Por que devo me preocupar com a limpeza correta da minha pele?

Muita gente acha que a limpeza de pele serve apenas para nos livrar dos indesejáveis cravos. Entretanto, seus benefícios vão muito mais além disso.

O rosto é considerado um cartão de visita e, diariamente, ele é exposto a diversos fatores que influenciam a sua saúde, como o estresse, alimentação, variação hormonal, além de fatores externos como a incidência solar, poluição, resíduos e produtos de maquiagem.

Até certo ponto, os cuidados diários, como a limpeza com sabonetes específicos ou adstringentes, são eficazes. Mas ocasionalmente é necessária uma limpeza mais profunda com produtos específicos. Nesses momento é recomendada uma visita ao dermatologista para tratar a sua pele da melhor forma.

A limpeza de pele é comumente indicada para quem tem problemas com cravos, sejam eles abertos (aqueles pontinhos pretos) ou fechados (os pontinhos brancos), ou mesmo para quem deseja remover células mortas da pele. Entretanto, esses não são os únicos benefícios oferecidos.

Ao realizar esse processo regularmente, há uma significativa diminuição do excesso de oleosidade, pois remove as células mortas que se acumulam na camada superficial da pele; o Ph da epiderme é restaurado e equilibrado, que melhora o tônus, deixando-a mais firme e com mais elasticidade; previne o envelhecimento, além de proporcionar uma aparência sempre limpa, hidratada, saudável e jovem.

O tempo entre uma limpeza e outra depende de alguns fatores. Em peles mais jovens, as células se renovam em intervalos mais curtos, de aproximadamente 28 dias, enquanto as mais velhas precisam de 40 dias para o fechamento de um ciclo.

Outra variável é o tipo de pele de cada paciente. Peles normais a secas podem repetir a limpeza a cada dois meses. Já a pele mista a oleosa e com presença de cravos exige um cuidado maior, o ideal é fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada caso. Indivíduos com um grau de acne muito intenso, devem sempre ter a orientação de um dermatologista para um melhor resultado.

Apesar da limpeza de pele ser um processo realmente necessário, ele terá seu desempenho afetado se alguns hábitos não forem adotados. Para prolongar os efeitos da limpeza de pele, confira cinco dicas para manter a pele saudável em seu dia-a-dia:

    1. Faça a exfoliação da pele com um sabonete indicado para remover os cravos mais superficiais;
    1. Invista no uso de tônicos e sabonetes específicos para sua pele;
    1. Evite a lavagem excessiva do rosto — não mais que duas vezes ao dia –, pois isso pode ocasionar um efeito rebote, aumentando ainda mais a oleosidade facial.
    1. Evite dormir com maquiagem, pois os cosméticos obstruem os poros;
  1. Utilize filtro solar diariamente. Aplique-o pela manhã, antes de sair de casa, mesmo que o dia não esteja ensolarado.

Contraindicações

O processo pode desenvolver alergias e irritações em pessoas com a pele sensível, por ficar facilmente vermelha. Além disso, pessoas que tenham tomado sol recentemente e estejam bronzeadas também não devem realizar o procedimento porque a melanina continua ativa no corpo e assim pode provocar muitas manchas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *