Cabelos Ressecados: Saiba como evitar

Cabelos Ressecados: 4 dicas para revolver o problema

Antes de apelar para a tesoura, adote alguns hábitos e consiga um cabelo lindo e saudável.

Infelizmente as extremidades espigadas, ressecadas e pontas duplas podem ser uma ameaça para o seu cabelo dos sonhos. A solução que vem à cabeça de todos, num primeiro instante, é o corte. Porém, ela também traz muita insegurança para quem sonha com as madeixas compridas. Por isso, conheça outras quatro formas de evitar cabelos ressecados.

1) Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar é, basicamente, uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis e bonitos. Ele é feito através de três tratamentos:
• Hidratação – repõe a água e os nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias.
• Nutrição – repõe os lipídios, gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
• Reconstrução – repõe a proteína aos fios, evitando que fiquem quebradiços, finos e porosos.

2) Lavagem correta

Lavagem com água fria pode ser um grande desafio no inverno, mas é necessário. Por quê? A água quente abre as cutículas da fibra capilar e remove a oleosidade natural dos fios e os resseca ainda mais. Já a água fria ou morna, ajuda a selar as cutículas e a aumentar o brilho das madeixas
Pra você não congelar na hora do banho, faça o último enxague com a água fria. Isso já traz uma melhora imediata nos cabelos ressecados.
Ainda na parte da lavagem, preste atenção nos produtos na hora de ir à loja de cosméticos. Aqueles que contém sulfatos e petrolatos em sua fórmula podem aumentar o aspecto sem brilho e movimento. Prefira utilizar produtos de ação ligth poo, com agentes mais leves, e aposte no uso de condicionadores limpantes.

3) Use óleo capilar como finalizador

Esse não é um tratamento profundo, mas é recomendado por formar uma capa de proteção envolta dos fios, ajudando a evitar cabelos ressecados. Aplique algumas gotas do óleo diretamente nas pontas ou após um creme sem enxágue. Para isso, deposite algumas gotas na palma da mão, esfregue-as para espalhar e aplique nas pontas.

4) Adeus ferramentas de calor

Já ouviu falar em detox? Consiste na eliminação de certas coisas, neste caso, as ferramentas de calor (chapinha, secador, babyliss, etc). Isso porque o uso frequente causa dano térmico aos fios do cabelo, provocando a perda de brilho e o ressecamento das pontas.
Mas não se preocupe! Usar essas ferramentas ocasionalmente não traz tantos danos, mas você não pode esquecer de usar um protetor térmico antes de começar qualquer processo.

Preciso cortar o cabelo?

Mesmo com todos esses cuidados, a visita ao salão para um bom corte deve ser um hábito regular. Procure um cabeleireiro a cada 3 meses para aparar as pontinhas, evitar a aparência ressecada e as pontas duplas. Nada de medo! O seu cabelo ficará muito mais leve e saudável.

 

Falando em corte, que tal ler nosso artigo sobre os principais cortes desse inverno? Esperamos que esse artigo possa te ajudar a lidar com cabelos ressecados de uma forma mais simples e prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *