Com a ascensão do conceito de consumo consciente nos últimos anos, certamente você já deve ter se deparado com o termo “moda sustentável”. Também conhecido como eco fashion, essa ideia consiste em cuidados durante a produção de roupas e acessórios para que o processo não cause danos ao meio ambiente.
Ou seja, a moda sustentável vai no sentido contrário ao mercado convencional e, por isso, aposta em medidas ecologicamente corretas, como o uso de materiais recicláveis, naturais e orgânicos.
Ao contrário do que se vê em boa parte da indústria, onde nem sempre são priorizadas boas práticas de conservação ambiental, na eco fashion o principal mandamento é a redução de impactos negativos na natureza e na sociedade.
Ficou curiosa para conhecer mais sobre a moda sustentável, seus benefícios e como aderir ao movimento? Continue a leitura deste post!
A importância da moda sustentável
Quando você compra uma roupa e depois de um tempo se desfaz dela, existem dois caminhos possíveis para a peça: ser reaproveitada por outra pessoa ou jogada fora. Seja qual for a opção escolhida, ainda que a primeira ajude a estender a vida útil da roupa, no fim ela vai parar nos aterros sanitários.
Se a peça for de tecido sintético, então, é muito pior a situação. Isso porque ela levará décadas — e talvez séculos — para se decompor no meio ambiente. Esse cenário prejudica o solo, a vida animal e a sociedade, que sofrem com os impactos de tanto lixo gerado.
Deu para imaginar o problema? Daí a importância de adotar melhores práticas tanto de produção quanto de consumo das roupas. Além disso, a moda sustentável traz benefícios como:
-
- otimização dos custos de confecção;
-
- valorização de comércios locais;
-
- conservação ambiental;
-
- estímulo ao consumo consciente;
- alinhamento à cultura vegana e orgânica.
Na difusão da ideia de moda sustentável, inclusive, os brechós ganharam destaque! Afinal, o reaproveitamento de peças que já estão no mercado tem tudo a ver com o consumo consciente.
O mercado de brechós tem crescido
Os brechós dão uma nova finalidade a roupas que foram descartadas, colocando-as à venda por um preço menor. Esse tipo de negócio proporciona aos consumidores o acesso a peças únicas, de modelos antigos aos atuais.
Já foi o tempo em que os brechós eram vistos com maus olhos — hoje, a maioria deles tem visual moderno, organizado e um acervo riquíssimo que agrada a diferentes estilos. Prova desse sucesso é o crescimento do mercado: de acordo com dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas que comercializam artigos usados cresceram 210% em cinco anos.
Com a modernização dos brechós, alguns acabaram se tornando presentes na internet. Vários estabelecimentos divulgam suas novidades em site, redes sociais e outras plataformas de venda online. Você pode encontrá-los em uma busca simples no Google ou na pesquisa por “brechó” nas redondezas de sua localização pelo Google Maps.
Outra alternativa é participar de fóruns sobre o tema para encontrar pessoas que simpatizam com o movimento e indiquem estabelecimentos na sua cidade.
Dicas para você aderir à moda sustentável
Agora que você já entendeu os conceitos da moda sustentável, é hora de vestir essa tendência inteligente! Aqui vão 5 dicas para você colocar em prática essa ideia:
-
- antes de comprar uma peça, analise a necessidade;
- prefira roupas produzidas com tecidos naturais;
- experimente fazer compras em brechó;
- cuide para que suas roupas durem por mais tempo;
- evite o consumo de marcas que não adotam meios de produção ecológicos.
Gostou do post? Conte para a gente nos comentários se você já aderiu à moda dos brechós e se tem alguma dica para os amigos!