maquiagem vencida

Você sabe quais são os riscos de usar maquiagem vencida?

Se você é daquelas apaixonadas por maquiagem, certamente deve ter uma coleção de batons, bases, máscaras para cílios, lápis de olho, paletas de sombra e outros produtinhos que deixam seus looks para lá de especiais. O cuidado com esses itens, no entanto, requer atenção.

Além do armazenamento correto para evitar danos e a higienização de esponjas e pincéis que previnem problemas de pele, é necessário que você se atente ao prazo de validade. Afinal de contas, quem nunca esqueceu alguma make na nécessaire e, quando viu, já estava vencida, não é mesmo?

Você pode até ficar com receio de descartar o produto, mas o uso dele pode causar problemas a sua saúde. Para que você entenda os riscos de usar maquiagem vencida e por que não vale a pena assumi-los, preparamos este post! Veja quais são os perigos:

Alergias na pele e mucosa

Apesar de parecerem inofensivas, as maquiagens vencidas acabam colocando a pele em contato com substâncias químicas que sofreram alterações e não são tão seguras como quando foram manipuladas. Isso pode desencadear reações alérgicas na pele e mucosa.

Sintomas como vermelhidão, coceira, inchaço e inflamação, por exemplo, são comuns em casos de aplicação dos produtos que passaram do prazo de validade.

Conjuntivite bacteriana

Se o uso de bases, pó-compacto e blushes vencidos causa problemas à pele, imagine o mal que os lápis de olho e as máscaras de cílios fazem para sua saúde ocular! Depois de expirados, esses cosméticos se tornam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Os olhos são partes sensíveis do corpo e, por isso, estão vulneráveis não só a irritações ocasionadas pelo produto vencido, como também a infecções bacterianas. Um dos quadros possíveis é a famosa conjuntivite, que leva semanas para ser tratada e é bastante incômoda.

Perda da efetividade

A maquiagem vencida também coloca em risco sua qualidade. Isso porque, com o tempo, os agentes e componentes químicos presentes no produto sofrem alterações. Toda a garantia de um lápis à prova d’água, por exemplo, fica comprometida após o prazo de validade e ele possivelmente não cumprirá sua função.

Cuidados com a make

Não basta só ficar atenta à data de vencimento das suas maquiagens, hein? Você deve guardá-las sempre em lugar seco e arejado para que elas não acumulem microorganismos. Outro cuidado importante é quanto a limpeza dos pincéis e esponjas: higienize-os periodicamente e mantenha-os longe da umidade.

    • Evite armazenar suas makes no banheiro — o calor e o vapor comprometem sua qualidade
    • Use produtos adequados para a limpeza dos seus acessórios
    • Nunca transfira as maquiagens de suas embalagens originais — elas foram feitas especialmente para conservá-las
    • Apenas manuseie os cosméticas após lavar as mãos
  • Não compartilhe suas maquiagens

Agora que você sabe dos riscos de usar maquiagem vencida, é hora de revisar a sua necessaire e se desfazer dos produtos fora do prazo. Depois, é só renovar sua coleção aqui na Pinheiros Cosméticos! Nós temos opções que cabem no seu bolso. Venha nos visitar e conhecer a variedade de makes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *