o que é sororidade

O que é sororidade: mulher, você precisa saber!

Recentemente, uma nova expressão invadiu o universo feminino, embora ainda nem esteja descrita nos principais dicionários de português. Provavelmente, você já ouviu falar dela, mas você sabe o que é sororidade?

Em uma visão mais simples sobre o significado dessa palavra, podemos dizer que é o companheirismo entre mulheres. Na prática, a sororidade seria como uma forma de combater o machismo em suas várias formas de manifestação.

Nesse sentido, uma visão machista da sociedade é a de que as mulheres seriam mais competitivas entre si do que os homens. Desse modo, essa expressão foi criada a fim de quebrar esse estereótipo.

Nessa luta, estão incluídas desde a valorização do corpo fora dos padrões estéticos até o auxílio recíproco para conquistar melhores condições na vida profissional.

Da mesma forma, esse movimento busca enfrentar a violência doméstica, o assédio no trabalho e, principalmente, o preconceito contra o público feminino por causa do comportamento sexual. Quer saber mais? Então veja neste post tudo sobre o que é sororidade! Acompanhe!

Entenda o que é sororidade

A sororidade é uma das bases do movimento feminista e serve para incentivar a empatia entre as pessoas do sexo feminino. Sendo assim, a palavra envolve aspectos éticos, políticos e de movimentos sociais que tentam reduzir a desigualdade de chances entre mulheres e homens.

Assim, a sororidade prega que uma mulher não deve julgar as outras. Isso porque tal atitude ajudaria a fortalecer o machismo na sociedade.

Desse jeito, essa palavrinha esquisita serve para encorajar a autoestima e a satisfação das mulheres com suas identidades de gênero. Mais do que isso: trata-se de uma filosofia para estimular que uma mulher estenda a mão para outras, ainda que não as conheça.

Conheça a origem do termo

Mas de onde surgiu essa expressão? Tal vocábulo tem origem no latim, idioma no qual o prefixo “sóror” significa “irmãs”. Dessa maneira, a palavra é como se fosse o mesmo que “fraternidade”, também de procedência latina. No entanto, “frater” é “irmão”.

Portanto, a sororidade seria uma maneira feminina de chamar a fraternidade. Afinal, embora seja um substantivo feminino na língua portuguesa, no latim isso não acontece. Por esse motivo, a sororidade pode ser traduzida para algo próximo de “irmandade”.

Embora pareça difícil de compreender em um primeiro momento, no dia a dia, a sororidade nada mais é do que de atitudes de proteção entre o público feminino.

Nesse contexto, o movimento defende que uma mulher pode se sentir mais feliz ao ajudar as outras. Ao mesmo tempo, ela também passa a contar com uma rede de apoio mútuo para enfrentar os problemas do cotidiano.

Com isso, fica menos duro lidar com situações como a luta conta a depressão, a preocupação em pagar as contas, a violência doméstica, a discriminação, o medo de andar na rua sozinha de noite etc. Por tudo isso, é muito importante assimilar o que é sororidade.

Descubra como a sororidade pode mudar a sua vida

Você deve estar pensando: como entender o que é sororidade pode mudar a sua vida, não é mesmo? Não se desespere porque vamos explicar tudinho. Um bom exemplo desse conceito é a ativista paquistanesa Malala Yousafzai.

Malala foi a pessoa mais jovem do mundo a receber o Prêmio Nobel da Paz. Afinal, em 2012, quando ela tinha apenas 15 anos, essa garota foi atingida por um tiro na cabeça.

O motivo? Ela se engajou em um movimento para se colocar contrária à proibição de mulheres estudarem no seu país.

Essa regra foi imposta pelo Talibã. Nesse contexto, é dela a seguinte frase: “Sozinha, minha voz é apenas uma voz. Juntas, nossas vozes se tornam uma força”. Deu para compreender um pouquinho mais sobre o que é sororidade? Acompanhe os próximos exemplos.

Time’s Up

Quando o assunto é descobrir o que é sororidade, não podemos nos esquecer de uma manifestação da Time’s Up.

Essa entidade norte-americana, em 2018, fez um pedido para atrizes famosas. Desse modo, a instituição solicitou que as celebridades de Hollywood fossem ao prêmio Globo de Ouro vestidas de preto.

No entanto, para você compreender o significado desse gesto, é preciso lembrar que essa cerimônia é conhecida por seu caráter mais descontraído do que o Oscar.

Assim, celebridades como as atrizes Reese Witherspoon e Meryl Streep compareceram ao evento trajadas de “luto”. Esse protesto foi contra a desigualdade de gênero e o assédio no meio cinematográfico. Dessa maneira, trata-se de mais um exemplo sobre o que é sororidade.

#MeToo

Mais um ato de sororidade é o movimento #MeToo, que em português significa “eu também”. Essa iniciativa começou depois de denúncias de estupro contra o famoso produtor de cinema Harvey Weistein.

Mais de 20 mulheres acusaram esse poderoso nome de Hollywood. Entre as pessoas que se declararam vítimas dele estão Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie e Rose McGowan.

Apesar disso tudo, você não precisa enfrentar o Talibã nem se tornar uma celebridade do cinema para pôr em prática o que é sororidade. Isso pode ser feito de maneira simples no dia a dia. Quer ver? Então confira nossas dicas:

  • evite considerar outra mulher como adversária apenas pelo fato de ela ser mulher também;
  • não empregue palavrões de baixo calão para se referir a uma outra garota, principalmente aquelas expressões que têm relação com o comportamento sexual;
  • se você encontrar uma menina sozinha passando mal na balada, preste socorro;
  • quando aquela colega de trabalho chega com imensas olheiras, proponha o uso de um bom corretivo, de jeito amigável, em vez de fazer fofoca;
  • não faça comentários maldosos sobre a roupa ou o peso de outras mulheres;
  • ajude as suas amigas com elogios para enfrentar eventuais relacionamentos abusivos.

Como você já deve ter notado, desvendar os mistérios sobre o que é sororidade pode trazer muitos benefícios para sua vida. Afinal, quando ajudamos alguém, nos sentimos mais positivas, não é mesmo?

Além disso, é aquela velha história: uma mão lava a outra. Nesse sentido, pode ser que você precise de uma força feminina qualquer dia desses.

E aí? Gostou do nosso post? Então compartilhe em suas redes e espalhe a sororidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.