Mulher passando protetor solar para proteger a pele do sol

Protetor solar: aprenda a usar do jeito certo!

Quando chega o verão, bate um ânimo a mais na gente, não é mesmo? Afinal de contas, nada melhor do que relaxar com os amigos e a família, escolher nossa roupa de praia e passar algumas horas na natureza sem preocupação. Porém, o protetor solar jamais deve ficar de fora da sua lista de prioridades.

Aliás, não é só em dias quentes que devemos usar o filtro. Por esse motivo, proteger sua cútis é importante até mesmo quando chove ou está nublado. Para mulheres maduras, ele faz ainda mais diferença, já que previne o envelhecimento.

Ou seja, esse produto é fundamental para a beleza e a saúde. Se você quer uma pele lisinha, sem muitas rugas nem marcas de expressão, aprenda a usar o protetor solar todos os dias, em qualquer lugar, e não somente na praia e piscina. Quer mais dicas de como aplicar esse cosmético poderoso? Então venha com a gente e saiba tudo sobre o protetor solar!

Entenda por que usar o protetor solar

O protetor solar serve para formar uma barreira na pele que ameniza os efeitos dos raios ultravioletas UVA e UVB. Desse modo, mesmo em dias de pouco ou nenhum sol, esse produto faz toda a diferença. Afinal de contas, ainda que você não sinta sua pele queimar, ela fica vulnerável à radiação. Veja a seguir alguns dos motivos para você andar sempre com o filtro na sua bolsa:

Prevenção de manchas

Um bom protetor solar bloqueia a ação dos raios UVA, que provocam as manchas na pele. Quando tomamos sol sem nenhum filtro, é comum o rosto ou o corpo ficarem com colorações diferentes. Depois, só mesmo uma boa base para dar um aspecto mais uniforme à cútis.

Sendo assim, o protetor solar é ótimo para quem deseja um bronzeado natural, que deixa a gente com uma cara saudável, sem aqueles terríveis roxos e vermelhões.

Hidratação

O protetor solar também ajuda a manter a pele hidratada, mais luminosa e com menos consequências do ressecamento. Para um efeito ainda melhor, passe um bom hidratante por baixo do seu filtro.

Pele mais lisa

Com o passar dos anos, perdemos as fibras de colágeno e a elastina, substâncias que garantem a flexibilidade e a firmeza da nossa pele. Assim, quando não passamos o filtro, esse processo, chamado de fotoenvelhecimento, acelera ainda mais.

Ou seja, acabam surgindo mais rugas e linhas de expressão. Por isso, ao usar esse cosmético da forma correta, a tendência é ficar com a pele jovem por mais tempo.

Saiba como escolher o protetor solar

O FPS (Fator de Proteção Solar) deve ser de no mínimo 30. No entanto, dependendo das características da pele e do tempo exposto aos raios solares, esse índice pode ter que ser maior. Pessoas muito brancas requerem uma taxa mais alta de defesa. Além disso, o FPS 30 dura cerca de duas horas. Depois desse intervalo, você deve reaplicar o produto.

Mais uma dica na hora de escolher seu protetor solar: prefira os cosméticos com amplo espectro. Isso significa que a proteção precisa incluir raios UVAs e UVBs. Desse modo, você garante tanto a defesa contra manchas e envelhecimento — causadas pelos raios UVAs —, como também contra queimaduras e vermelhidões — provocados pelos raios UVBs. Outra informação importante: ambos os tipos de raios causam câncer de pele.

Descubra como fazer a aplicação

Para garantir a eficiência desse produto, é necessário passar na pele meia hora antes de sair de casa. Por esse motivo, crie o hábito de aplicar logo que acordar. Assim, você ganhará tempo para assegurar o efeito prometido pelos fabricantes.

Além disso, é muito comum que as pessoas utilizem uma quantidade abaixo da ideal. Dessa forma, saiba que é preciso uma colher de chá do produto para cobrir o rosto, o pescoço e as orelhas. Se você for ficar mais de duas horas sem uma nova aplicação, escolha um filtro com FPS superior a 30. Assim, você vai ficar protegida por mais tempo.

Compre protetor solar de qualidade

Não adianta se informar sobre o protetor solar e acabar optando por marcas desconhecidas, sem credibilidade no mercado. Afinal de contas, esse produto envolve bem mais do que a estética. Além disso, um filtro de má qualidade pode deixar a pele descompensada: muito oleosa ou até mesmo ressecada demais. No entanto, aqui na Pinheiros Cosméticos, você encontra um vasto catálogo de protetores, para todos os tipos de pele.

Portanto, usar o protetor solar é importante não apenas quando pegamos uma praia ou vamos tomar um banho de piscina. Ou seja, você deve inserir esse produto na sua rotina diária. Assim, é possível evitar doenças sérias como o câncer de pele, bem como os defeitinhos estéticos que tanto detestamos. Quer mais informações sobre o filtro solar? Então leia também nosso post que explica por que devemos usar protetor solar no rosto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *