Foto do interior de um salto de beleza

Salão de beleza completo: como conquistar o seu!

Montar o próprio negócio é o sonho de quase todo brasileiro, não é mesmo? Nesse contexto, essa vontade costuma ser ainda maior em quem trabalha na área da beleza. Afinal de contas, trata-se de um segmento com muito potencial, uma vez que as mulheres de todas as idades e classes sociais amam ficar bonitas. No entanto, é preciso pé no chão para não cometer erros. Por esse motivo, faça um orçamento minucioso de quanto será o investimento para abrir um salão de beleza completo.

Embora seja um desafio, trabalhar por conta é libertador, uma forma de se sentir feliz e realizada. Além de independência financeira, você vai fazer o que gosta e oferecer para suas clientes maneiras de como elevar a autoestima. Quer ver como pôr esse desejo em prática? Então venha com a gente e conquiste um salão de beleza completo!

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é um relatório no qual você vai colocar suas ideias no papel. Com esse documento, fica mais fácil avaliar as chances do empreendimento dar certo ou não.

Desse modo, liste quais são as despesas essenciais para um salão de beleza completo. Em seguida, calcule sua margem de lucro em cada serviço e produto para precificar com critério. Nesse caso, você deve estimar quanto gastará por dia para funcionar e quanto será necessário entrar em caixa nesse mesmo período. Com isso, se algo der errado, você vai perceber mais rápido, reduzindo os prejuízos.

Faça uma análise de mercado

A análise mercado pode ser resumida no seguinte tripé: público, concorrência e fornecedores. Desse modo, verifique a demanda, veja se existem muitos adversários próximos. Também providencie provedores de produtos confiáveis e com capacidade de entrega.

Assim, é possível se preparar para enfrentar contratempos. Um lugar com muito movimento é ótimo, mas vai exigir diferenciais para disputar a atenção das clientes. Afinal, onde circula muita gente, também estão vários pontos comerciais.

Por isso, nessa circunstância, você poderia criar estratégias para ir além de um salão de beleza completo. Dessa forma, uma sugestão é especializar-se em nichos: maquiagem de formatura e casamentos é uma área interessante e que não passa por crises.

Capriche no ponto comercial

Um salão de beleza completo depende muito de sua localização para fazer sucesso. Por isso, mesmo que você já tenha muitas clientes, se escolher um lugar muito longe delas, pode não conseguir preservá-las.

Porém, isso não significa que você tenha que alugar um lugar extremamente caro. Não necessariamente. Assim, dependo da sua verba, pode ser melhor um bairro mais popular. Se possível, prefira as esquinas, que chamam mais a atenção.

Outro um ponto importante: oferecer convênio de estacionamento. Com um bom ponto comercial, vale a pena até ter uma pequena lojinha dentro do salão com cosméticos diversos: máscaras para hidratação, produtos anti-idade, shampoo e condicionador etc.

Confira os cursos essenciais para um salão de beleza completo

Na área da beleza, é muito comum os prestadores de serviços, como cabeleireiros e manicures, acabarem se transformando em empresários. Diante dessa realidade, uma dica preciosa é investir em conhecimentos sobre gestão: financeira, de pessoas, tributária, de estoque, entre outras.

Um exemplo: se você não fizer um gerenciamento correto do estoque, vai acabar perdendo produtos ou mesmo dinheiro. Afinal, usar maquiagem vencida ou cosméticos fora da validade pode lhe causar muita dor de cabeça. Para não comprar de forma exagerada, o jeito é estudar o consumo médio dos primeiros 30 dias. Assim, você traz mais inteligência para o abastecimento dos meses seguintes. Esse mesmo raciocínio deve ser aplicado nas demais áreas: regulamentação burocrática, pagamento de impostos e a administração do dinheiro.

Além disso, você precisa continuar se qualificando como especialista da área. Afinal, mesmo que no futuro você venha a contratar vários funcionários, dominar os serviços ajudará a perceber o talento da sua futura equipe.

Confira a seguir uma lista de cursos para ser a dona de um salão de beleza completo e bem-sucedido:

  • cabeleireira: é praticamente o coração do salão de beleza, por isso, a proprietária deve conhecer pelo menos o básico da profissão;                                       
  • manicure: para suprir a falta de um colaborador em casos de emergência;
  • coloração: para analisar seus futuros funcionários;
  • gestão administrativa: para evitar multas, problemas judiciais e trabalhistas;
  • gerenciamento financeiro: para boas tomadas de decisões;
  • marketing digital: para divulgação;
  • esteticista: para os cuidados com a pele;
  • podóloga: para tratar de problemas mais sérios como unha encravada ou inflamada.

Veja quais os equipamentos necessários para um salão de beleza completo

Um salão de beleza completo terá que contar com toda a estrutura para prestar os serviços que você se dispôs a oferecer. Por esse motivo, dê uma olhada lá no plano de negócios e pesquise os preços de cada um dos equipamentos. Nesse levantamento de dados, não considere apenas o valor, mas também a reputação da marca e a durabilidade.

Além disso, todos os aparelhos devem ser confortáveis para as clientes e práticos para os profissionais. A seguir, vamos listar os equipamentos mais comuns. No entanto, ainda serão necessários utensílios básicos como tesouras, escovas, pentes, espelhos e pincéis para maquiagem. Acompanhe a seguir quais são os apetrechos que não podem faltar:

  • Secador;
  • Chapinha;
  • Modelador de cachos;
  • Lavatórios;
  • Cadeira de cabeleireiro;
  • Mesas e cadeiras de manicure com rodinhas;
  • Maquininha de cartão;
  • Aparelho para esterilizar instrumentos;
  • Carrinhos de transporte de pentes, escovas e tesouras;
  • Macas para depilação.

Portanto, um salão de beleza completo exige mais do que habilidade de cabeleireiro, manicure ou esteticista. Afinal de contas, é fundamental dominar as questões administrativas e de relacionamento com o público.

Com essas dicas, você terá mais chance de chegar ao topo e trabalhar no que é seu. Gostou do artigo? Quer ficar por dentro das novidades de beleza e estética? Então acompanhe nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *